segunda-feira, 13 de outubro de 2014

#Somostodoscorruptos

Tão quente quanto o dia esta hoje (40º segundo o site do Climatempo) tem sido os debates acerca das eleições presidenciais. O que geralmente começa com conversas sem muitas pretensões, termina com facas sendo riscadas no chão e jatos de sangue esguichados na parede.
De todos os temas, talvez o mais citado nas rodas de discussões seja corrupção. Muitos dizem não aguentar mais a corrupção no país, que nesses 12 anos fomos roubados, que os PeTralhas nos roubam, que o Lula devia ser preso e por ai vai, falado sobre corrupção como se o governo do PT a tivesse inventado.
Diferente do que o senso comum acredita, a corrupção é tão antiga quanto à humanidade e “em sentido amplo (ou lato), até mesmo a etimologia da palavra corrupção é favorável à compreensão de uma ruptura com ordem estabelecida, uma vez que corruptus advém da aglutinação entre uma partícula de adesão “co” (ao mesmo tempo) e “ruptus” (romper, quebrar), indicando um antagonismo entre uma ordem estabelecida e uma conduta que a viole, a quebre, a desnature”. (o velho amigo google me ajudou com essa definição)
Toda vez que você faz algo, direta ou indiretamente, que quebre, corrompa, ou desnature aquilo que é a ordem estabelecida, o que se considera o correto, você esta sendo corrupto.
E pensando dessa forma, sou obrigado a dizer, que você leitor, pode ser um forte candidato ao corrupto do mês. Calma, não precisa me bater, até porque eu já fui corrupto diversas vezes na minha vida, talvez até hoje eu tenha agido corruptamente.

Vamos fazer um teste, você não precisa me responder, responda apenas mentalmente.
Você já pegou algo emprestado de alguém e deliberadamente não devolveu, mesmo lembrando que deveria devolver?
Você alguma vez, ao perceber que havia recebido troco a mais, deixou de devolver o dinheiro excedente?
Você já deixou de fazer o seu trabalho para fazer e receber horas extras aos fins de semana?
Você fez inscrição para ganhar uma casa da CDHU mesmo tendo casa própria?
Já apoiou algum candidato ou fez doação de dinheiro em troca de receber favores financeiros após a eleição?
Você já pediu para vereadores ou prefeitos para que pagassem contas, viagens, botijões de gás ou caixas de cervejas?
Você já colou na prova?
Poderia fazer mais umas mil perguntas desse tipo, mas cansei de digitar e você caro leitor, não iria ler mesmo, logo, paro por aqui afirmando que, se você respondeu sim á alguma dessas perguntas, saiba que você, assim como eu, já foi corrupto, ou seja, você já corrompeu o certo em nome da sua individualidade, buscando seu interesse próprio em detrimento do outro. 
Dai você pode dizer que o seu deslize foi muito insignificante perto dos desvios na Petrobras, mas eu te garanto que antes de construir um aeroporto com dinheiro público nas terras de sua família, muitas outras pequenas corrupções foram cometidas, até que um dia o dito cujo teve meios para subir um degrau. Talvez nós não fizemos ainda algo tão escabroso quanto os mensalões porque não tivemos que comprar o apoio politico dos parlamentares, mas e se estivéssemos lá, o que faríamos? E se uma enxurrada de dinheiro passasse sobre as nossas vistas, e nós soubéssemos que poderíamos pegá-lo sem maiores consequências, será que pegaríamos? Nós não conseguimos devolver os centavos a mais do troco, como devolveríamos os milhões?
Somos todos corruptos por natureza, e por isso entra politico e sai politico e a corrupção está lá, porque os políticos são pessoas e onde há pessoas, há corrupção, não distinguindo cor, credo, classe social, ou naturalidade. 

Antes que você me chame de petista comedor de crianças e defensor da corrupção, eu digo aqui que não o sou, pelo contrário, eu tenho asco pela corrupção, principalmente na administração pública, pois aquele que deveria usar o bem público para benefício do coletivo geralmente o usa para atender seus interesses, mas eu não sou inocente, nem ignorante a ponto de crer que o Aécio, ou qualquer outro que for presidente vai conseguir acabar com a corrução, pois a única forma que ela poderia ser extinta, seria com o fim da humanidade, mas enquanto isso não acontece, temos que conviver com ela.
O que faremos, pois? Já que não há cura para esta doença, temos que controla-la, e para isso é fundamental que haja denuncias, investigações e penas para aqueles que poem as mãos cheias de dedos nos bens públicos. Eu prefiro mil vezes ouvir todos os dias investigações, inquéritos e processos, do que ver as mesmas sendo engavetadas e é exatamente por este motivo que considero o governo do PT melhor do que do PSDB, pois no primeiro bem ou mal, há investigação, enquanto no segundo tudo é abafado e acaba morrendo nas gavetas dos que deveriam combatê-la. Só conhecendo e investigando é que podemos controlar a corrupção, fazendo com que ela seja minimamente nociva ao bem coletivo. Não existem santos no meio politico, justamente porque não existem homens santos, do ponto de vista da incorruptibilidade, ou vai me dizer que você não crê que só Jesus foi incorruptível? Logo, manter os esqueletos guardados dentro do armário não é o melhor caminho, ou você é daqueles que acreditam que “o que os olhos não veem, o coração não sente?”

Silvio Coutinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário